segunda-feira, 28 de julho de 2008

OS GRANDES FESTIVAIS DE MÚSICA DE ÁGUAS CLARAS


Recentemente, tive o desejo de fazer uma página sobre os grandes festivais de Águas Claras, que ocorreram em 1975, 1981, 1983 e 1985 na fazenda Águas Claras em Iacanga/SP. O primeiro foi considerado "o maior festival de música brasileira a céu aberto". Foram verdadeiros woodstocks tupiniquins, e, hoje em dia, infelizmente, já não se fazem mais festivais assim. Mas como uma organizadora do festival - a iluminada Sétima Lua - já fez um blog, limitei-me a postar uma matéria aqui falando destes saudosos dias de música, paz amor e natureza ( e drogas...)! Abaixo, o cartaz de 1975.



Aqui, um trecho do depoimento que Sétima Lua fez, falando das bandas que participaram:

"Na 6a. feira à tarde a primeira banda a se apresentar foi a moçada da Orquestra Azul, e na madrugada da 2a. feira, se me lembro bem, o último show foi o do Terço, cuja tarefa hercúlea de encerrar uma maratona daquele naipe, foi muito bem desempenhada mostrando quem é bom faz ao vivo. Entre a primeira e a última banda, como esquecer o exótico buffet vegetariano do Antonio Peticov que alimentou nosso corpo e nossa alma; do big temporal que alguém vaticinou que ia, mas não foi; das peripécias do Arnaldo Baptista pela fazenda e sua antológica apresentação com a Patrulha do Espaço... sentado na platéia; da elegância do Terreno Baldio e dos charmosos arranjos do Moto Perpétuo; dos contagiantes Jazzco, Apokalypsis e Rock da Mortalha; da farra do Som Nosso de Cada Dia (alô alô Pedrinho Batera, onde quer que você esteja); dos times musicais Burmah, Mitra, Dan Rockabilly, Tony Osanah, Cogumelo (a banda) e tantas outras pérolas que subiram naquele histórico tablado."

Veja, só a galera e os hippies, na edição de 1975. Não mudou nada...



Um comentário deixado pelo Aranha:

"1975 foi diferente dos outros, mesmo porque era uma época diferente, público diferente e tudo mais diferente. Chegamos na terça feira e já haviam algumas barracas, pessoal com os quais repartiamos comida, gentileza e etc e tal, tudo com espírito solidário e muita qualidade. Dava prá ficar mais uma semana lá sem esforço. O encerramento foi o com O Terço mesmo, enfim, pura magia! Estive em todos os outros, todos muito bons mas 75 foi diferente."

O "woodstock brasileiro", em 1981. Revista:



Aqui vai o link do blog "Aguas Claras Festival":
http://aguasclarasfestival.blogspot.com/

Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/CommTopics.aspx?cmm=431543&na=3&nst=-2&nid=431543-987281379-2491515398924004624

Fotos da Silene, no Orkut, dos festivais de 1981 e 1983:
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=5061372775480700106&pid=1227283585532&aid=1227175799$pid=1227283585532
.

11 comentários:

  1. Estive no festival de 1983, lembro que não queriam liberar o festival, ele começava na sexta-feira, só ficamos sabendo que liberariam na quarta pela manhã, eu e meu amigo corremos até o unibanco que estava vendendo os ingressos aqui em Porto Alegre, ai compramos passagem em ônibus para São Paulo as 20:00hs do mesmo dia, chegamos na capital paulista as 18:00hs do dia seguinte, e para comprar passagem para Bauru, não tinha mais ônibus e trem estava lotado, fomos até a estação seguinte e conseguimos embarcar no trem viajando no bagageiro tinha gente até em cima do trem, pela manhã chegamos em Bauru, corremos para pegar os ônibus até a festival, pareciamos sardinhas enlatadas, finalmente chegamos às 09:00hs da manhã, às 10:00hs já começava às apresentações, também repartimos alimentação com outros, teve uma chuvarada, ficamos com as cobertas tudo molhada, mas apezar disso tudo valeu muito apena, foi uma das melhores coisas que fiz na minha vida, Lamento muito não existir um filme desse festival, com certeza seria recorde de público.
    Gelci Vargas Velozo, Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir
  2. Eu estive no Festival de Águas Claras em Iacanga, Estado de São Paulo, nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 1981 e assisti a todos os shows desde a Tetê Espindola até Gilberto Gil, além é claro do Maluco Beleza, Raulzito, o imortal Raul Seixas, foi um dos melhores eventos que participei em toda a minha vida. Lembro muito bem de todos os detalhes do Festival, foi uma verdadeira loucura, fomos em 8 amigos em uma camioneta F-1000 com capota saindo de Assai, Estado do Paraná, a gente dormia dentro dela, foi muito legal mesmo, na época eu tinha 27 anos e vimos muitas garotas e fizemos muitos amigos também, ouvimos muito som e curtimos tudo mesmo! São lembranças que nunca apagam em minha memória!

    E quem tiver fotos ou vídeos do Festival de Águas Claras de 1981, por favor me enviam através do meu e-mail – luiz_piornedo@hotmail.com, agradeço muito! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Estive la tb no festival de 1981, foi td de bom. Fui com os amigos de Poços de Caldas, e encontramos mais mineirada que se uniram a nós, um pessoal de Maria da Fé, de Alfenas, Itajubá... ah, tem o pessoal tb que viajamos juntos no trem de Campinas até Bauru, hehehe. Foi loucura, loucura sadia, sem nenhum tipo de violencia , com mta PAZ e AMOR!!!
    Gostaria mt de receber fotos ou vídeos do festival, por favor me envia por e-mail: sylvanacosta@hotmail.com
    Gostaria mt de receber fotos ou videos do festival

    ResponderExcluir
  4. Estive no festival em 83 muita chuva pouco banheiro, mas foi maravilhoso hoje aos cinquenta fica a saudade, se tiver outro estou lá ...
    parabéns pela iniciativa da pagina

    ResponderExcluir
  5. Eu estive em apenas um dia nos festival em 1981- assisti Hermeto Paschoal, Moraes Moreira... Tinha apenas 16 0u 17, morava em Bauru e fui escondida de meus pais... nunca mais esquecerei daquele clima . Obs : não usei drogas e curti muiitooo.

    ResponderExcluir
  6. Passando p ler, fuçar, saber e tudo q se pode aqui, mto legal tua linha! E p deixar 'olá', abç, e um sonoro yeahhh! ;) Flws, t+

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Gabriel e gostaria de saber c alguem teria as fotos que saiu na revista Veja sobre o de 75 eu tinha 8 meses de idade e sai numa foto com meus pais , gostaria d ver outra vez

    ResponderExcluir
  8. Eu tambem fui, sem barraca, somente com a mochila, 3 dias dormindo na grama , com o ceu sobre nossas cabecas, com a musica, inesquecivel.

    ResponderExcluir
  9. Eu,Ferozzy Cohen,rocker nacional,estive no Festival de ÁGUAS CLARAS I,em 1975,nos tres dias em que lá fiquei,alimentei-me até do MACRÔ,que ATÉ então era servido só aos artistas e fui como convidado A PARTICIPAR DAS CEIAS,onde conheci TAMBÉM o Leivinha (dono da Fazenda) e muitos artistas como por exemplo o PENINHA,FLYNG BANANA,Som Nosso,Orquestra AZUL, maravilhosa com 53 componentes e outros,tomei até banho,no lago e na cachoeira,como os demais,em resumo foi mesmo o único Woodstock,já realizado no Brasil.Em sua Homenagem,como artista que sou,estou colocando o nome de " ÁGUAS CLARAS " no meu CD QUE SERÁ LANÇADO em 2013 "Águas Claras" Ferozzy Cohen ÁGUAS CLARAS I, EU FUI!...

    ResponderExcluir
  10. Participe do grupo no Face - Festival de Águas Claraas, pelo link https://www.facebook.com/groups/177087619130784/

    ResponderExcluir