terça-feira, 10 de junho de 2008

O TERÇO, UMA BANDA DE ESTILO ÚNICO, E QUE DEIXOU MUITAS SAUDADES



Uma tremenda bandaça! Quem? O TERÇO! Aqui, uma pequena biografia da banda.

Alguém perguntará: - Mas porquê Terço? Esse nome pode soar estranho, uma vez que ele imediatamente remete ao rosário católico, mas não tem nada a ver: ele faz referência aos primórdios da banda quando eles eram um power trio...

"Considerada na década de 70 como a melhor banda de rock do Brasil, também era respeitada no cenário da MPB. Ganhou festivais como o de Juiz de Fora e Belo Horizonte. Classificou-se por duas vezes no Festival Internacional da Canção. Durante 15 anos fez de 150 a 200 shows por ano em grandes ginásios lotados pelo país afora. Também conseguiu o recorde de público (11.000 pessoas) no Luna Park em Buenos Aires, além de fazer shows no Miden em Cannes (França) e em outros lugares da Europa. Foram convidados especiais do festival de rock progressivo na UCLA em Los Angeles". A peça instrumental "1974", do disco "Criaturas da Noite", de 1975, é considerada o hino do rock progressivo nacional. Vale a pena ouvir pois é um puta trampo de composição e inspiradíssimo e complexo tema instrumental.

O Terço, ao lado dos Mutantes, era o grande nome do rock brasileiro, conseguindo soar como um conjunto de calibre internacional. Por onde passava arrastava multidões, lotando ginásios. O disco "Criaturas da Noite" ainda teve uma versão em inglês que foi lançada em 1975 somente na Europa. O tema "1974" foi coreografada em 1977 pelo argentino Oscar Araiz, para o Royal Balet do Canadá, e apresentada em turnê pelo Canadá e Estados Unidos. Outro destaque de Criaturas da Noite é a sua belíssima capa. O título da obra é "A Compreensão", de autoria de Antonio e André Peticov."

O grande destaque do Terço era o tecladista e vocalista Flávio Venturini, que levou para o conjunto elementos do movimento mineiro Clube da Esquina, o que tornou a banda respeitadíssima por sua brasilidade única no rock brasileiro, estilo depurado e consolidado no LP "Casa Encantada". Além das sonoridades do rock progressivo e da MPB, o grupo ainda tinha elementos de hard rock e de hard progressivo.

Veja mais:
www.oterco.com.br

Um comentário:

  1. É V-Newton, tempo bom esse ai,do nosso saudoso "TERÇO" muito bem lembrado, pena que são bem poucas as pessoas que conhecem essa banda, principalmente aqui em Araras. Eu tenho dois albuns do TERÇO, um em CD, que eu mesmo fiz uma cópia do L.P.(vinil)original,passado para CD. ...Aliás, este L.P.pertence ao nosso amigo Daniel Dias,que ganhou de presente, este maravilhoso L.P.do nosso tbem amigo Marcio "O TERROR". O L.P. leva o mesmo nome da banda "TERÇO".1971. E se eu não me engano, é o segundo disco deles. Músicas: Lado A: 01-Deus. / 02-Você Aí. / 03-Estrada Vazia. / 04-Lagoa Das Lontras. / 05-Rock Do Elvis. / Lado B: 01-Amanhecer Total: I-Despertar Pro Sonho / II-Sons Flutuantes / III-Respiração Vegetal. / IV-Primeiras Luzes No Final Da Estrada. V-Cores. ... Dispença mais comentários, não é mesmo ?! e o outro L.P. é o Mudança De Tempo.1978. A Banda TERÇO é um Clássico Brasileiro, muito Bom, Excelente, com pitadas a lá Black Sabbath,Genesis,Jethro Tull,e outros... Parabéns V-Newtão, por fazer as pessoas lembrarem dessa monstruosa banda brasileira!!! e Parabéns tbem pelo Blog, um grande abraço de seu amigo, Diogo Bolognesi.( diogb@ig.com.br ) ..... 16/11/2009.seg.

    ResponderExcluir