segunda-feira, 6 de julho de 2020

TERIA A ILUSTRAÇÃO DA EMBALAGEM DO CHOCOLATE EM PÓ "DOIS FRADES" DA NESTLÉ SIDO UM PLÁGIO DA PINTURA "FRADES COMENDO MACARRONADA", DE JOAQUIM DA MATA DUTRA, PINTOR DOS QUADROS SACROS DA IGREJA MATRIZ DE ARARAS-SP?

.
O caso é um mistério, e envolve dois pintores, duas empresas do ramo e um proprietário delas. 

Mas, vamos ao mistério, porém, antes, deixem-me esclarecer que esta minha abordagem não é inédita, pois há pelo menos diversas publicações anteriores, mas todas elas omitem o nome de um dos pintores. No entanto, dentre as três abordagens, a minha traz mais um fato e é nele que reside o principal mistério a que me refiro, mistério, por sinal, de difícil solução, pois exige pesquisas mais profundas.

Os cinco envolvidos são: dois pintores, o italiano Alessandro Sani e o brasileiro Joaquim Miguel Dutra; duas as empresas: a "Chocolates Gardano" (e seu proprietário) e a Nestlé.


Tudo começa no distante 1957, quando a Nestlé compra a empresa "Gardano" (sim, ela já tinha esta tática há muito tempo...), que já comercializava o chocolate em pó com a ilustração dos frades: a usada pela Nestlé. A "Gardano" fora fundada em 1921, na cidade de São Paulo, e após a posse da Nestlé, alguns dos antigos produtos foram mantidos com os rótulos originais, porém, incluindo o logo da nova marca. Acontece que o ex-proprietário da empresa, Paulo Gardano, era um apaixonado por arte e usou como ilustração da embalagem uma pintura do citado Sani, pintura esta batizada como "Il piatto favorito" (O prato preferido), onde aparecem dois frades degustando, segundo alguns, uma refeição de frango com batata. No site leiloeiro "Invaluable", o título desta pintura é "Testing the recipe" ou "The Gourmet".

Alessandro Sani, "Il piatto favorito" (O prato preferido)

"Testing the recipe" ou "The Gourmet"

Apesar da mudança de nomes, a Nestlé manteve a mesma imagem escolhida por Gardano, porém, inverteu seu sentido, espelhando a imagem, e também mudou o desenho da tigela além de eliminar parte dos corpos dos frades com o tampo da mesa. O nome "Gardano" permaneceu no mercado até 1959, quando foi substituído pela marca Nestlé. Anos mais tarde, em 1975, a Nestlé registrou a marca "Dois Frades" para o tradicional Chocolate em Pó Nestlé,e, em 1991, foi registrada a marca Chocolate dos Padres pela companhia. Abro aspas aqui para lembrar que o Paulo também criou a embalagem do "Alpino" (outro produto da Gardano) e ela foi utilizada em seu desenho original por muitos anos. Esta embalagem era um embrulho de um fino laminado dourado e chanfrado, coberto por uma tampinha de papelão com alça envolvendo o chocolate (alguém se lembra?). Porém, hoje - opinião pessoal - é aquela embalagem toda amassada e sem a tampinha que depõe contra a alta qualidade deste conceituado chocolate da Nestlé. Relembro também, que a ultra-famosa e extinta pastilhas "Mentex", era obra também do bom-gosto da Gardano, e o porquê de a Nestlé tê-la tirado do mercado hoje constitui também outro mistério a ser desvendado...


Uma pausa aqui: Alessandro Sani nasceu e residiu na Florença, sendo considerado um dos últimos grandes pintores da Itália, e foi um dos poucos artistas que permaneceu no País durante a imigração em massa para os EUA e Brasil no final do século XIX e início do século XX, fato que tornou seus quadros um raro acervo de obras de arte italianas produzidas neste período.

Joaquim Miguel Dutra
O Wikipedia (mais confiável) traz as datas de nascimento e morte de Sani em 1856 e 1927, mas outros site dão 1870 e 1950. A publicação da Veja (e não se sabe onde ela obteve esta informação) traz a data de feitio do quadro de Sani para 1913, enquanto o leilão do E-Bay dá a data 1931. Porém - e é aqui que começa o grande mistério -, existe uma pintura semelhante à de Sani, "Frades com Macarronada", datada de 1911, de autoria do supra-citado Joaquim Miguel Dutra (1864-1930), pintor piracicabano, também decorador, músico, escultor e professor. Sim, a pintura de Dutra não foi utilizada na embalagem da Nesté, mas a pergunta que fica é se Sani, para fazer seu quadro, se inspirou na pintura de Dutra, ou o contrário. 

Mas, outra pergunta se faz necessária: a pintura de Dutra era conhecida na Itália, e se sim, o Sani travou contato com ela e fez uma releitura? O paradeiro atual da pintura de Dutra não sabemos, mas uma reprodução sua está no site do Enciclopédia Itaú Cultural. 


Outras buscas na Internet me levaram a uma gravura vendida também no site E-Bay - uma reprodução desta pintura creditada ao Dutra - o que aumenta mais ainda  mistério -, e ela traz o título "Macaroni", com data de 1893. 


Aliás, aqui começa uma verdadeira confusão: esta imagem dos padres degustando macarrão - repito: creditada ao Dutra pela Enciclopédia Itaú Cultural - reaparece em diversos outros sites sendo ela creditada ao Sani e também mencionado como a imagem do Chocolate em Pó da Nestlé! Dentre os sites, um deles, o "Segredos de Cozinha", talvez lance uma luz no mistério, onde, se referindo à pintura creditada ao Dutra, lê-se: "A tela aí de cima, "The tasting", é outro óleo do mesmo pintor e foi vendida recentemente, em um leilão realizado pela Christie’s de Nova York, por US$ 6.000." A publicação deste site traz a data 23 de fevereiro de 2007. O site "Karla Cunha" vai  na mesma toada e diz: "'The Tasting', outro quadro do autor, que brinca novamente com figuras religiosas e o pecado da gula." Esta imagem serviu como ilustração de um livro lançado em 1999: "The Art of Being a Good Friend: How to Bring Out the Best in Your Friends and in Yourself", de Hugh Black.


O quadro de Sani (o do frango com babata) apareceu duas vezes em leilões pela internet do site "Invaluable", em 2001 e depois em 2015, mas não me informei se ele fora vendido. Nestes sites, a pintura tem nomes diferentes do dado ao quadro em poder da família Gardano: no "Invaluable" vem como "Testing of recipe" ou "The gourmet", e no E-bay como "Monks" (Monges).

  
Segundo Andrea Gardano Bucharles Giroldo, o quadro de Sani "está com a minha mãe, Marilena Gardano, neta de Francesco Gardano que, ao lado de Mário Gardano, foram os fundadores da fábrica de chocolates Gardano." Surpreendetemente, na Internet podemos encontrar o mesmo quadro à venda num leilão internacional. A mãe também se manifestou no mesmo site: "Realmente o quadro dos frades encontra-se comigo e nele lê-se bem a marca Gardano. Por 5 ou 10 anos essa embalagem com a imagem dos frades não pode ser usada pela Nestlé. Acredito que nunca devia ter sido dada essa permissão já que mais tarde construíram a Fabrica Dulcora também de chocolates e a imagem que era originalmente deles não pode ser usada."

O quadro em poder da família Gardano. * Notem a diferença de moldura do anterior.

No meu entender - se a Enciclopédia Itaú Cultural não cometeu um grande equívoco atribuindo a pintura de Sani ao Dutra -, penso que este recriou a pintura de Sani, que era famoso por pintar diversos quadros do gênero ironizando religiosos animados e glutões, e no lugar de frango com batatas, colocou algo mais italiano, a macarronada. Depois veio a Gardano e abrasileirou a desgustação com uma boa panelada do nosso famoso produto de renome mundial originário da bacia hidrográfica do rio Amazonas, o cacau... De todo modo, Sani é reconhecido por seus quadros que são verdadeiras sátiras à vida doméstica e o dia a dia dos frades, temática que geralmente foge dos quadros normalmente pintados por Dutra, um exímio paisagista, muito embora Dutra pintasse temas religiosos em igrejas, como é o caso em questão da Basílica de Araras.

Para incrementar mais ainda o debate, encontrei no site "Belgin Club" uma outra variante destes quadros do Sani, denominada "Dois monges bebendo", creditada segundo o dono deste blog ao pintor belga Adrien Henri Vital van Emelen, cujo motivo de degustação é uma garrafa de vinho. Para variar, o blogueiro pergunta se não foi esta pintura que inspirou a dos frades do chocolate da Nestlé... Adrien Henri Vital van Emelen (1868-1943) foi um escultor, pintor e professor belga que se radicou no Brasil em 1920. Ele viveu em São Paulo, e realizou diversas obras encontradas ainda hoje no Mosteiro São Bento, e, portanto,  diríamos que a temática "fradiana" era "familiar" ao Emelen...

 
Notem, então, que há vários mistérios: duas pinturas iguais de Sani (a do frango com babata), uma com a família Gardano e outra leiloada em sites internacionais, além de outra variante dele também, a "Testing" (que a Itaú diz ser do Dutra). A pergunta que fica: das duas primeiras, uma delas é reprodução ou Sani pintou dois quadros semelhantes? O outro mistério diz respeito às datas da pintura do Sani e da do Dutra: como vimos, a do primeiro pode ser de 1913 ou 1931, e a de Dutra de 1911, por sinal, época que ele esteve em Araras pintando os quadros da Matriz, lembrando que, diga-se de passagem, a empresa Nestlé já existia quando Dutra esteve na cidade. Esta suposta pintura de 1911 do Dutra, o site E-Bay dá-lhe a data de 1893, mas traz Sani como autor.

Como se vê, e como afirmei, só mesmo profundas pesquisas irão sanar esta dúvida, mas ainda creio que o erro mais grave se deve à Enciclopédia Itaú Cultural - em suma, o quadro seria do Sani e não do Dutra. Um solução para isto é contatar o fotógrafo (austríaco?) citado neste site, o Horst Merkel, que fez a reprodução fotográfica do quadro, perguntando-lhe sobre qual material fez a foto: um quadro ou uma gravura, e quem está em poder desta obra. Geralmente, as fotos dele são feitas a partir de quadros expostos em museus.

Aqui, algumas da pinturas internas da igreja Matriz "Nossa Senhora do Patrocínio", hoje Basílica, feitas por  Dutra nas paredes e no teto, obras devidas, segundo ele, à seus "fracos préstimos"...



 

 


 

À esta altura, amigos, embora ambos trabalhem com motivos religiosos, reparem que o estilo de fisionomia humana do Dutra difere sensivelmente do de Sani.

Enfim, amigos, ao contrário de todas as pessoas atentas a estes pormenores, como, modéstia à parte, eu e os citados acima, poucos sabem que quem compra um quadro de um artista, não obtém o direito de comercializar a imagem sem a permissão legal do autor ou da família do finado autor, e, pelo jeito, nem mesmo os Gardano e a própria Nestlé sabem disto..., mas, fica outro mistério: se o Sani e o Dutra (e o Emelen?...) estão indignados rolando em seus túmulos, é coisa que sabemos menos ainda!...


FONTES: 

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra66346/frades-com-macarronada
https://www.ifd.com.br/publicidade-e-propaganda/a-verdadeira-historia-dos-dois-frades-da-nestle/
https://vejasp.abril.com.br/comida-bebida/chocolate-nestle-padres-pintura/
http://paiobirolini.blogspot.com/2009/05/27-os-padres-da-nestle.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Adrien_Henri_Vital_van_Emelen
http://segredosdecozinha.blogspot.com/2007/02/chocolate-dos-padres.html
http://www.karlacunha.com.br/chocolate-com-arte/
https://www.panelinha.com.br/blog/ritalobo/Chocolate-dos-padres
https://www.amazon.com/Art-Being-Good-Friend-1999-08-01/dp/B01N8UABNN
https://www.nestle.com.br/marcas/dois-frades/chocolate-em-po-dois-frades
https://picclick.co.uk/1893-PEARS-PRINT-CHRISTMAS-ANNUAL-POSTER-391768790938.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Alessandro_Sani
http://www.belgianclub.com.br/pt-br/pintura/dois-monges-bebendo
http://blogdoprofflavio.blogspot.com/2011/03/trilogia-das-caixas-o-chocolate-dos.html
.

2 comentários:

  1. Cette peinture est à l'origine une création de Giovanni Montelatici ou est-ce l'inverse ?, en "pietra dura", marbre. Il s'appelle "dans les cuisines du monastère". Cette peinture était également chez nous.

    ResponderExcluir
  2. os produtos são retirados/comprados para que novos produtos entrem e dominem foi assim com as balas Dulcora, é a "lógica" capitalista de monopolizar aumentando o "market share"

    ResponderExcluir