quarta-feira, 22 de julho de 2020

O TAL DE ROCK ESTILO "AOR"...

.

Journey, Kansas, Toto, Survivor, Foreigner, Styx, Boston, Asia e REO Speedwagon. Ouvi todas estas bandas quando surgiram, mas nunca gostei do estilo de som, e sempre achei que havia uma "semelhança" inexplicável entre elas. Achava-as bandas com um sabor pop que não me agradava, algo meio musak (música de elevador). 

Quando meu irmão apareceu em casa com o primeiro disco do Boston (ao que parece a primeira banda AOR), eu ouvi e pensei: "Tem alguma coisa aí de som comercial nisto".

Soube hoje, após décadas (imperdoável...), que são as tais bandas do gênero AOR. Hoje, constato que o meu conhecimento de rock, me levou, ainda que de maneira "inconsciente", a traçar um paralelo entre elas, ainda que eu não soubesse que era um estilo "intencional", um movimento  musical (será que foi?). 

AOR significa "Adult Oriented Rock" (rock direcionado para adultos), e trata-se de uma fusão entre rock, hard e progressivo surgida no final dos anos 1970 e início da década de 1980, caracterizada por uma sonoridade rica e cheia de camadas, produção cristalina e uma forte presença de melodia e refrões fortes.

Hoje, sei que, se for me referir à elas, não preciso ter o "inconveniente" de ficar listando banda por banda - que respeito e são bandas ótimas - mas apenas dizer a sigla que resume tudo: AOR.
.

Um comentário:

  1. No meu pobre conhecimento musical acho todas um lixo. Comércio puro. Emfim, há quem goste.Uma pena.

    ResponderExcluir