sexta-feira, 3 de julho de 2015

RESENHA DE LIVROS E REVISTAS LIDOS POR MIM EM JUNHO DE 2015

.

1- Os 80 anos do Pato Donald - Por seus principais artistas. Edit. Abril, 2015. Aos 9 de fevereiro de 1935, o pato mais querido do Planeta vinha à luz! Aqui, uma coletânea de algumas de suas melhores história por diversos desenhistas em todas as épocas, algumas inéditas no Brasil. Sempre disse que sou mais Pato Donald que Mickey Mouse, pois este personagem é maluco e engraçado como poucos, batendo de longe "Os Sobrinhos do Capitão", "Beavies e Butt Head" e afins de longe; aliás, as histórias deste livro são as mais malucas possíveis, insanas até! São 480 páginas do mais puro humor e maluquices! Rachei o bico!!!...

2- PZ - Poeira Zine Nº 60, maio/junho 2015. É uma revista de rock sessentista e setentista, que vale por um grosso livro, tantas são as matérias escritas com letra miúda. Para quem curte ler sobre essa fase áurea da Contracultura, quando movimento estava no auge, ela é um prato cheio! São tantas coisas boas para se comentar que nem cabe aqui, mas o destaque fica para as matérias com o Jeff Beck Group, Os Mutantes e a banda Mott The Hopple.


 
3- Aventuras na História. Como pensavam os kamikazes. Julho 2013. A revista traz uma reportagem especial revelando a verdade sobre os vários mitos que cercavam os pilotos japoneses suicidas da Segunda Guerra Mundial conhecidos como kamikazes. A maioria esmagadora deles era composta de estudantes, recrutados de universidades antes do início da ação, principalmente a partir de dezembro de 1943, quando, em apenas três dias, 6 mil deixaram as salas de aula. Hoje, sabe-se que ninguém era voluntário e foram forçados a cumprir suas missões. O treinamento era brutal, e a tropa era surrada por qualquer motivo, seja para "formar o caráter", seja  simplesmente por causa da inveja dos sargentos que os consideravam universitários filhinhos de papai. A ironia está no fato que mais de 3 mil destes pilotos perderam a vida em ataques geralmente inúteis, e apenas um em cada 10 deles atingiu seu objetivo. Cogita-se atualmente que, em face do pavor dos EUA de que o ataque japonês recrudescesse, eles tenham optado por bombas de destruição em massa, como finalmente se deu com Hiroshima e Nagasaki. 


4- O Livro Oficial do Cometa Halley. Brian Harpur. 1985. Mais um dos bons livros surgidos no retorno do cometa Halley em 1986. Como a maioria dos livros lançados na "febre", além de traçar um panorama do cometa desde sua primeira aparição, orienta como observá-lo em seu retorno. Difere dos outros por trazer curiosidades e bizarrices pouco conhecidas de suas aparições, poesias e os cometas na literatura mundial. Um bom livro e deleitura agradável.

 
5- Cometas - Os vagabundos do Espaço. David A. Seargent. 1982. Outro livro vindo na febre cometária que antecedeu o retorno do Halley em 1986. Livro instrutivo, que descreve a anatomia dos cometas, os cometas mais famosos, o próprio Halley e outras curiosidades. Livro mediano, mas interessante.
.

2 comentários: