quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

UM OVNI, DO TIPO SONDA, QUE FOTOGRAFEI SEM TÊ-LO VISTO!


Dia 3 de setembro do ano passado, 2012, fui fazer algumas fotos noturnas na zona rural do lado norte da cidade de Leme (SP), numa estrada além do bairro São Bento, da vizinha cidade de Araras. Estava eu do lado nordeste da fazenda Lagoa Funda (22°14'5.74"S, 47°21'37.23"O), e o motivo principal das fotos naquele momento era esta fazenda e suas luzes. Para minha decepção, ao abrir as fotos em meu computador na mesma noite, notei ficaram todas desfocadas e os ruídos (granulações) muito acentuados. Mas algo chamava a atenção nas quatro tomdas que fiz: uma luz verde-azulada que eu não vi enquanto fotografava, e ao analisá-la, tudo levava a crer que se tratava de um OVNI. Tinha um caminhão na fazenda com os faróis acesos, de cor laranja, o que me chamou a atenção à princípio. A grande luz amarela era uma luz externa, talvez de alguma parede da fazenda. Já a pequena luz verde-azulada no céu é o suposto OVNI, que parece ser do tipo sonda, portanto de pequenas dimensões. Ao que parece, ele saiu do lugar onde fica a lagoa situada ao lado da fazenda, talvez imergido dela. Não se ouviu ruído algum no céu durante as tomadas. É comum este tipo de aperelho estar associado à cursos d'água.

Por sorte, sempre quando fotografei o objeto estava parado no céu, mas a sequência das fotos revela que se moveu sutilemente no céu no intervalo entre as tomadas.

Eu e um grupo de amigos vimos um aperelho desses passando sobre nós na Usina Palmeiras (há cerca de 8 quilômetros da fazenda Lagoa Funda) nas férias de 1976. Tinha uns 30 cm de diâmetro e atrás dele havia uma pequena cauda azulada! Notar que o OVNI da fazenda tem uma "névoa" acima e à direita dele, o que é visível nas quatro tomadas.

Na quarta foto, nota-se que, sem querer, a regulagem de distância da máquina estava ótima para a focagem do OVNI, e por isto mesmo ele é visto em sua perfeita forma esférica, o que foi uma grande sorte.

A fazenda estava à cerca de 500 metros de mim, e acredito que o OVNI há uns 200 ou 300 metros.

Foi realizado um tratamento nas fotos com o programa Corel Photo Paint, de modo a clareá-la, aumentar os contrastes, reduzir as granuções e a evidenciar melhor a forma do OVNI.

Notar seu deslocamento pelo céu - coisa que eu teria notado se ele estivesse visível: por exemplo, na foto 2, marquei a "posição 1" onde ele estava na foto 1 e ele já na nova posição no céu, e assim sucessivamente.

Se notarmos, da foto 1 para a foto 2 o objeto pareceu se aproximar mais do lugar onde eu estava. Esta região da cidade é um lugar que parece atrair este tipo de fenômeno, e eu mesmo já registrei pelo menos 6 ocorrências ocorridas desde meados do século passado.

Aqui, um video onde pode ser visto um OVNI semelhante, que surge no céu atrás da repórter de TV New Broadcast, Ontario, Canadá, em 2 de outubro de 2014.

.

7 comentários:

  1. Sensacional cobra, vamos continuar com as nossas observações e quem sabe seremos compensados com avistamentos ainda mais surpreendentes.

    ResponderExcluir
  2. O OVNI, na verdade, está hoje enquadrado na categoria conhecida como ORB, portanto, o texto tem de ser reescrito sob esta nova classificação.

    ResponderExcluir
  3. Sempre me perguntei sobre a possibilidade de você ter um avistamento desse tipo, devido ao grande número de vigílias na zona rural. Eu e a minha ex mulher fomos perseguidos por um orbe luminoso e multicolorido, na estrada da Cascata, no dia de Reis no ano 2001. Parabéns pela foto. Eu só tenho o relato da ex, que não acreditava em disco voador!

    ResponderExcluir
  4. Não sei se vocês vão acreditar em mim, mas eu vi essa mesma bola azul esverdeada envolta em um tipo de névoa na ultima sexta-feira (03/11/2023) aqui em Florianópolis-SC, por volta das 22:00. Se deslocou sobre o meu bairro a uns 100 metros de altura e a uns 500 metros de onde eu estava, sobre a beira do mar. Acho que devia estar a mais de 100km/h, pois cruzou o pedaço de céu onde eu vi em pouco menos de 10 segundos, sentido sul-norte, e desapareceu atrás de um morro que divide o meu bairro do centro da cidade. Acho que pela distância e pelo tamanho aparente, devia ter pelo menos um metro de diâmetro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um detalhe interessante é que o objeto não variou a altitude, voou numa trajetória retilínea e paralela ao solo, ou seja, não era um meteorito caindo. E a cor era predominantemente verde, puxando para um azul. Eu escrevi "azul esverdeada", mas na verdade a cor dele era verde azulada.

      Excluir
  5. O mais curioso é que no outro dia de noite, sábado, no mesmo horário (22:00), eu convidei a minha família para ver se a tal bola verde-azulada voltava, meio que na brincadeira, pois a esperança de ver algo novamente era praticamente zero. Porém, ao invés disso começamos a ver pequenas luzes se mexendo no céu, a uma grande distância, na direção sul, no lado esquerdo do morro do Cambirela, sobre o continente (eu moro na ilha), e também alguns flashes a grande altitude. E isso tem se repetido todos os dias dessa semana, até hoje terça-feira, 07/11/2023. As pequenas luzes lembram estrelas se movendo, parecido com o que ocorreu em Porto Alegre-RS há um ano (novembro de 2022), fato amplamente relatado pelos pilotos comerciais e divulgado pela imprensa na época.

    ResponderExcluir
  6. As luzes que eu vi no sábado foram filmadas, então eu tenho prova do que estou falando. Talvez eu publique.

    ResponderExcluir