sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A ESTRANHA CHAMINÉ DA FAZENDA SÃO JERÔNIMO! UMA VERDADEIRA OBRA-DE-ARTE!


Quer conhecer, amigo, uma chaminé que é uma verdadeira obra-de-arte, uma joia de desafio e precisão arquitetônica? Então vai dar uma olhada na chaminé que existe na fazenda São Jerônimo, à sudeste da Usina São João!

Ela começa mais larga na base que na abertura acima, como toda chaminé, mas depois, estranhamente, vai se alargando mais e mais, mas de maneira muito sutil, quase imperceptível, de modo que da base até o abertura final não resultou numa linha reta, como é normal em todas as chaminés, mas uma curva levíssima que pode passar desapercebida aos desatentos! Imagina a maestria do construto para assentar tijolos assim, milimetricamente, para causar esse feito, efeito que se nota mesmo à distância!

Segundo o senhor Geraldo Botezelli (92 anos em 2021), ex-funcionário da usina São João, esta chaminé possui aquela dilatação sutil ao longo de sua estrutura que é para funcionar como uma espécie de sifão e dar embalo à emissão de fumaça.

Se estou certo no que vi, esta chaminé tem que ser estudada por meios matemáticos para se saber como conseguiram fazer esta façanha para lá de desafiadora! Para mim, é coisa de construtor de pirâmides!


Nenhum comentário:

Postar um comentário