segunda-feira, 30 de outubro de 2017

PRAGA DE INÍCIO DE SÉCULO - Nº 1 - OS MALABARES


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Dentre as três duas pragas deste início de século neste País que mais me irritam são os tais de malabares. Fico uma vara quando mal o sinal fecha e surge um deles saído não sei de onde, acho que de um boeiro qualquer, feito um rato!...

E daí que você está ali, com pressa, irritado com o maldito sinal vermelho, e o "palhaço" vem com suas bugigangas ensebadas para fazer aquele teatrinho ridículo e insosso!

Será que eles acham mesmo que o que estão fazendo é algo digno de algum trocado?

Pô, se eu não pago para ir em circo ver autênticos e geniais malabaristas, não é em frente um semáforo que eu vou me dispor à isso!

Pelo andar da carruagem, em breve vamos ver não só malabares nos sinais, mas também equilibristas nos fios elétricos e trapezistas balançando no cano do semáforo!.... Mas uma coisa, não se pode negar: que os caras são mágicos, ah, isso eles são, pois aqueles trocados que reservamos religiosamente para a Zona Azul, os fiadamãe tem a manha de nos surrupiar!...

Tenho a certeza que circo algum desse País de espertos e vagabundos admitiria esses sujeitos incômodos em seus quadros - seria ótimo, pois arrumariam emprego, mas, convenhamos: o que eles fazem é medíocre, sem graça, incômodo, e mais velho que andar para a frente! Pensando bem, acho que nem para mico de circo eles servem!... Os caras simplesmente não não entretém e não acrescentam nada!

Tenho tanta birra desses "artistas" de rua, que mal vejo um na frente do meu carro, me vem um certo instinto assassino, aquele mesmo desejo mórbido do personagem do conto "Passeio Noturno" do Rubens Fonseca, ou seja, o de acelerar o carro e atropelar o infeliz! Dá licença, meu!

É brincadeira, galera, mas eu, realmente, não gosto desse tipo de "serviço" nas ruas, que mais me parece coisa de mendicidade! Como não se bastasse essa legião de mendigos pelas ruas, e vem mais essas caras mendigar uma moedinhas!

Alô, circo Le Soleil, vamos dar uma chance para essa gente!...
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terça-feira, 24 de outubro de 2017

LIGAÇÕES ENTRE BEATLES, RICHIE HAVENS, PETER GABRIEL E STEVE HACKETT.

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O cantor negro Richie Havens, em 15 de agosto de 1970, fez uma performance lendária no festival de Woodstock, e depois, em 30 de agosto do mesmo ano, cantou "Strawberry Fields Forever" dos Beatles no festival da Ilha Wight, uma noite furiosa de tempestade e trovões. O Caetano Veloso, que estava lá com o Gil, disse que foi uma interpretação fantástica. Não encontrei esta gravação ao vivo, infelizmente.

Coincidentemente, em 1976, o ex-vocalista da banda progressiva Genesis - que tem uma voz rouca muito semelhante à do Havens -, participou de um disco que tratava da Segunda Guerra Mundial, o "All This and Word War II", onde cantou a mesma canção dos Beatles numa interpretação muito bonita e tocante, talvez até mais bela que a do Havens.

Mais coincidentemente ainda, o guitarrista do Genesis, o ótimo e inspirado Steve Hackett - que também se encantou com a apresentação de Havens no festival da Ilha Wight -, muito provavelmente procurando um cantor com voz semelhante à do Peter Gabriel para cantar uma composição sua, a belíssima "How can I?" (disco "Please don't touch", 1978), se lembrou de Havens e o convidou para interpretá-la. 
Lembro-me da primeira vez que ouvi  "How can I?" e pensei que o Hackett havia regravado Beatles.Ouvindo ambas as canções na interpretação dos três, dá para cogitar que Hackett deva ter se inspirado em "Strawberry..." para compor "How Can I?", e talvez seja este o motivo de eu achar que esta última era uma canção dos Beatles. Ouçam-nas e notem que, no mínimo, ambas tem o mesmo apelo emocional.

Eis aí, amigos, mais uma destas incríveis "coincidências" e maravilhas do mundo do rock!
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RICHIE HAVENS - "STRAWBERRY FIELS FOREVER":

 

 PETER GABRIEL - "STRAWBERRY FIELS FOREVER":


 STEVE HACKETT E RICHIE HAVENS - "HOW CAN I?":


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quarta-feira, 11 de outubro de 2017

MULHERES DE HOJE, MAIS BELAS QUE AS DE OUTRORA!...

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...AINDA O ZIRALDO, QUE, COM MUITA PROPRIEDADE, OBSERVOU HÁ CINCO ANOS ATRÁS NUMA REPORTAGEM:

"Descobri, na época em que criei o livro 'Vovó Delícia': quando você passa dos 60, 70 anos, aumenta de maneira absurda o número de mulher bonita no mundo."


Deve ser verdade o que ele disse, mas há ainda outra coisa que parece acontecer, e vários amigos já me falaram disso: todo homem, conforme vai avançando na idade, acha (ou tem a sensação) que as as meninas e as jovens que vão surgindo são mais bonitas que as de sua geração, e, à cada nova safra, mais bonitas ainda elas se tornam.

Não sei se isso possa ser verdade também, mas é curioso como a gente vê as fotos antigas de mulheres, isto, mesmo de meras três décadas atrás, e parece que as jovens daquela época são menos belas que as de hoje! Digo até que a fisionomia delas são como que datadas nas fotos antigas, bem típicas daquela época, isto, como se, por assim dizer, a fisionomia da humanidade evoluísse para melhor com o passar dos anos!

Alguém explica isso?!...
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LER NO BANHEIRO...

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O grande cartunista Ziraldo, em uma entrevista para a Folha de São Paulo em 21-5-2012, revelou:

"O melhor lugar para ler é o vaso sanitário, tenho uma estante de livros na minha frente. Leio muito no banheiro. Não tem prazer maior do que ler. Quer dizer, tem... [risos]. Mas um dos maiores prazeres do mundo é ler."

Adorei saber isso, pois (sem comparações pretensiosas) sou, como o Ziraldo, um inveterado leitor de banheiro... E, penso eu, que todo grande leitor nunca deixa de ler nas "horas perdidas" no banheiro. Costumo dizer que já li no banheiro muito mais do que a maioria já leu nas escolas e universidades. Aliás, calculo que 70% de minhas leituras são feitas no vaso sanitário... Não sei ir para o banheiro sem algo para ler, seja em casa, seja no serviço, aliás, tenho (como o Ziraldo) uma pequena biblioteca de revistas em meu banheiro, material que vou lendo aos poucos no dia-a-dia. Está certo: o vaso sanitário não é um lugar muito indicado para se praticar algo tão nobre como a leitura, mas porque não aproveitar esse "tempo desperdiçado" em que a gente fica perdido em pensamentos para se informar, instruir, e até mesmo pesquisar? Quando em casa, cada vez que vou ao banheiro, fico pelo menos uns 15 minutos lendo, e calculo que vou no banheiro pelo menos umas 15 vezes por dia, de modo que leio no vaso quase 4 horas por dia!

O Ziraldo disse mais na entrevista:

"Estudar é importante para poder escolher o seu destino, mas ler é muito mais. (...) Sabia conversar sobre tudo, porque lia tudo. (...) Quem vai abrir sua cabeça para sacar suas escolhas é o livro. Se pudesse ler todos os livros do mundo, você seria Deus porque entenderia tudo. (...) Tudo de que você precisa está dentro de um livro. Seu filho não pode chegar à internet sem passar pelo livro. Se não for capaz de escrever o que pensa e de entender o que lê, vai pra internet pra virar um idiota."

Inspirado por mais essas falas do Ziraldo, aproveito para dizer que não é só no banheiro que leio ― p. ex., não sei ficar parado num lugar qualquer, sem ter o que fazer, se não tiver algo em mãos para ler ― sim, já deu para notar que sou viciado em leituras, hábito que me acompanha efetivamente desde os 11 anos. Se vou enfrentar uma fila qualquer, previamente, já levo algo para ler, de modo que não sou o tipo de pessoa que fica conversando com os outros nessa situação ― fico na minha, lendo... Se vou viajar de ônibus, também levo livros e revistas para ler (e pesquisar); até mesmo num ônibus circular, numa viagem rápida, leio, e sou o tipo de leitor que se desliga do mundo e perde o ponto onde deveria descer... Em meu primeiro livro lançado, As Aventuras do Civilico Um Mentiroso na Terra dos Canaviais (1999), um amigo escreveu algo pertinente sobre mim na Introdução: 

"Viciado irremediavelmente em leitura, já se flagrou lendo quando subia uma escada! Ufa!, não era uma escada de pintor de paredes... uma rolante vá lá, o que também não era o caso..." 

Porém, ainda falando do Ziraldo, não vou dizer como ele que sei conversar sobre tudo porque leio de tudo, mesmo porque me acho um péssimo conversador, pessoa que tem dificuldades de se expressar e tem má dicção, de modo que se eu falasse como escrevo, seria feliz, mas reconheço que ler muito me ajudou a ser um conversador melhor, sem a timidez e os "brancos" diante das meninas na época da adolescência. Mas, como o mestre Ziraldo, gosto de ler de tudo ― sou autodidata ―, aliás, como s grandes leitores costumam dizer, leio até bula de remédio... à propósito, a leitura é um ótimo remédio, uma panaceia até, que combate todos os males da humanidade, que só com cultura se constrói um mundo melhor!

Para fechar esta postagem, vou transcrever um trecho de um notável leitor de banhiero: nada mais nada menos que o grande filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que em suas "As Confissões" escreveu:



"La Tribu, famosa alugadora de livros,  fornecia-mos de toda qualidade. Bons e maus tudo servia; eu não escolhia: lia tudo com avidez igual. Lia na mesa de trabalho, lia quando saía a recados, lia na privada e ali ficava esquecido horas inteiras; ficava de cabeça virada com a leitura e nada mais fazia senão ler"
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segunda-feira, 11 de setembro de 2017

SURPREENDENTES CURIOSIDADES DA MPB!


Imagina que você seja compositor de renome, e que tenhas composto uma canção qualquer e ela fez parte da trilha sonora de uma novela de uma conceituada rede de TV, de modo que fez um sucesso relativo nas rádios, mas não à ponto de se fixar na memória da maioria. Ressalte-se que esta canção recebeu letra de um dos maiores poetas desse país. 

Poderia ser uma canção belíssima como "Coleção" do Cassiano, ou "How Cold I Know" do Raul Seixas, que integraram trilhas de novelas, e fizeram um sucesso mediano. Pois bem. Imagina agora, que, uma década depois, como num auto-plágio, você retome esta música, acrescente-lhe mais duas partes, e solicite à dois desconhecidos quaisquer que façam uma nova letra. Mais ainda, que você faça um belíssimo e marcante arranjo. 


Daí, você lança a "nova" música e ela explode em todas as rádios do país, se fixando como uma música eterna na memória do povo brasileiro, principalmente na memória das crianças. Pois essa canção já existe! Nada mais, nada menos que "Aquarela", lançada em 1983, de autoria de Toquinho, Guido Morra e Maurizio Fabrizio. A música da qual ele fez o auto-plágio chama-se "Uma Rosa em Minha Mão", da trilha sonora da novela "Fogo Sobre Terra", de 1973,na voz da cantora Marília Barbosa. 

Ouçam-nas!


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quarta-feira, 26 de julho de 2017

O PUNK E A CONTRACULTURA


Há quem o faça, mas não me agrada incluir o Punk na Contracultura. Penso que o Punk, tentando decretar a morte dos "dinossauros do rock" - do Rock Progressivo em especial - e até mesmo dos hippies - , não passou de um mero hiato entre a Contracultura e a Disco Music... Sua "filososfia" depunha contra discurso flower & power da Contracultura. Acredito que, na verdade, o Progressivo acabou por si mesmo - nenhum outro movimento o matou propositalmente. Por outro lado, é curioso que nem o Punk nem a Disco Music deram cabo do indestrutível Heavy Metal - e lá estavam o Sabbath, Led, Purple, Uriah Heep, Iron Maiden, Judas Priest, ScorpionS, Ufo, Van Hallen, e tantos outros, a todo vapor levando o movimento adiante. 

Os hippies (passados exatos 50 anos) parecem eternos; idem o Heavy Metal. Sim, sim, os punks sobrevivem, não como os hippies (um meio de vida), e o Punk, como movimento musical, está aquém do Heavy Metal, se assemelhando mais à "sobrevida" da Disco Music. 

Pretendiam eles, nos primórdios, retornar à raízes e resgatar a simplicidade do rock, num estilo de música de quem - diziam - não sabe tocar muito bem e não é escolado. O Pete Towshend, do The Who, na época deu 3 ou 4 anos de vida para o Punk - bateu na trave, pois a principal fase do movimento não durou mais que isso... Oras, se os punks queriam mesmo retornar às raízes, à simplicidade, porque não retornaram ao Blues, a raiz de tudo?!... Aliás, o Blues vem se mostrando imortal desde que surgiu entre os escravos plantadores de algodão nos EUA.... Já o Punk!...  - é o Green Day e mais quem mesmo?!...

AOS ORFÃOS DE TOM JOBIM.



Aos "orfãos" de Tom Jobim, - como este que vos escreve - gostaria de dizer para se "acalmarem", pois nem tudo está perdido: caso não saibam, ele deixou pelo menos três discípulos diretos que levaram o bastão do seu estilo adiante, e com muita catega e responsa! Vamos aos grandes!

1- Eduardo Gudin: um dos papas do movimento oitentista Lira Paulistana. Ouçam o seu ótimo disco "Balãozinho" (1986), e também "Eduardo Gudin & Notícias dum Brasil" (2006), "Luzes da mesma luz" (2001),"Eduardo Gudin & Vânia Bastos" (1989);

2- Nelson Ângelo: esse, um verdadeiro monstro da MPB, tremendo e diversificado compositor, que, infelizmente, poucos conhecem sua refinada obra. É espantoso que um artista desse quilate seja praticamente desconhecido no país! O estilo Jobim pode ser ouvido nos discos: "Times Square" (2014), "A Vida Leva" (1994), "Coisas de baladas" (2015), "Canções adultas" (2005).

3- Mário Adnet: ótimo compositor e, como Nelson Ângelo, com um trabalho diversificado. Além de compor dentro do consagrado estilo, tem discos com ótimas de releituras do mestre. Ouvir: "Rio Carioca" (2002), "Mvsica" (2006), "Pedra Bonita" (1995) e "Para Gershwin & Jobim" (1999).

* Obs.: são as músicas mais refinadas que se possa imaginar, coisas de gente do 1º escalão da MPB.