quinta-feira, 28 de abril de 2016

OS BARÕES, CONDES E VISCONDES NA HISTÓRIA DE ARARAS, ESTADO DE SÃO PAULO

.
O painel abaixo, foi confeccionado por mim com material extraído de um meu livro meu, suspenso temporariamente, cujo título é "Do Barreiro das Araras à Capela de Santa Cruz – Revelações históricas sobre o município de Araras".

Traz ele uma relação de 14 personalidades que receberam títulos nobiliárquicos, todas ligadas, direta ou indiretamente, à história de Araras. Ao que consta, porém, só o conde Silvio é natural de Araras. 

Alguns nunca moraram aqui; a maioria era originária de outras cidades da região ou mesmo de outros estados; outros tinham parentes ou terras aqui, como o mais antigo de todos, o barão de Iguape.  

O período envolvido, portanto abrange três séculos: o 18, 19 e o 20, e através das personalidades relacionadas pode-se, em termos, auferir a importância que eles tiveram não só na economia da cidade, mas também na do Estado, bem como influência nas artes e na política paulista, principalmente na era de ouro do café, já que a maioria era cafeicultor .



* Para ver a imagem maior, clique na foto abrindo-a, e depois, clique com o botão direito do mouse na foto e clique novamente em "Abrir a imagem em uma nova guia". Depois vá até a página aberta e, se ela aparecer, clique com a lupa em cima da foto.